Forte de São Sebastião
O Forte de São Sebastião, também referido como Castelo de São Sebastião ou simplesmente Castelinho, localiza-se no porto de Pipas, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade e concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.
Foi construído no séc. XVI e representava um novo conceito de protecção costeira. Foi importante na defesa do Porto Pipas, na altura o embarcadouro do comércio internacional marítimo.
Por sugestão de Isidoro de Almeida, o arquiteto Tomaz Benedito de Pesaro desenhou, ao gosto italiano, esta fortaleza, terminada no tempo de El-Rei D. Sebastião, donde retira a invocação. Demonstração de uma nova ideia de defesa costeira já sensível e consciente das novas funções de apoio portuário, podia cruzar fogo com São Benedito, na costa do Monte Brasil.
Na Quinta-feira Santa de 1641, a 28 de março, no contexto da revolta contra a presença dominante espanhola, foi conquistado pela companhia de ordenanças da Ribeirinha, comandada por Manuel Jaques de Oliveira.