Por: Antonieta Costa*
A mística arcaica das “Três Deusas”
Aparentemente, é possível encontrar aqui expressos na arquitetura da paisagem, a mística ternária através da figura das “Três Deusas” – em referência ao antigo espírito do complexo “conceito ternário” (Sumério / Babilónico / Grego)
É representado através da “Natureza” ou em elementos naturais, articulados em grupos de três componentes cada.
O tipo de paisagem rupestre que se encontra na Ilha Terceira é caracterizado por sinais rústicos muito simples, por vezes difíceis de perceber.
Em resultado, exige grande concentração observando não só cada objeto / sítio, mas também a sua distribuição na área. Estão dispersos no terreno, mas em ligação uns com os outros.
É possível observar a combinação de “marcas naturais” com outras artificiais, formando aglomerados de três elementos – como na tradição arcaica onde sistemas complexos de contabilidade também poderiam integrar tanto o cósmico, como o espiritual, assim como feitiçaria e práticas invocativas, tal como parece ocorrer neste local:
1 – Três afloramentos
2 – Três “deusas”
3 – Três “Seres Selvagens”
4 – Três “faces verdes”
5 – Três linhas de bancos
5b – Três grupos de três bacias cada
6 – Representação do Dragão (com uma bacia)
7 – Representação de um réptil sobre duas bacias
Número 7 – Representações do Dragão
Reforçando a hipótese de serem as “Três Deusas” uma alusão à “Elevação Feminina”, o Grupo 1 aborda o mito do Dragão (que desenvolve depois ao longo dos restantes Grupos, num percurso de 3km). Os dois símbolos do réptil poderão estar associados neste local à tradição Sumérica, representando Tiamat, a Deusa/Dragão da criação. Do mesmo modo, a presença, número e localizações específicas das pias podem significar também a natureza de Tiamat como “Serpente do Mar”.
*Antonieta Costa
Bachelor of Arts in Sociology, University of Maryland, 1983
Master in Public Administration, Organization Sociology,Troy State U., 1986
Ph.D. Social Psychology, ISCTE Lisbon 1998
Post/doc in Anthropology of Space and Landscape, Porto University, 2017
Researcher (Integrated) from CITCEM, Porto University.
Now studding the Cultural Rupestrial landscapes of Terceira Island, Azores