Museu das Touradas

Museu das Touradas

Propriedade de Paulo Magalhães, o Museu Taurino foi inaugurado a 22 de agosto de 2010, na freguesia do Posto Santo. O espaço contempla uma vasta coleção de objetos e fotografias associadas à tauromaquia local, sobretudo ao universo da tourada à corda (uma prática secular típica da ilha Terceira).

Neste museu, é possível apreciar de perto trajes, capotes, cartazes, cabeças de toiros afamados, bilhetes de touradas de praça, imagens religiosas (como a da Virgem Macarena, padroeira dos toureiros), pinturas, prémios e tantos outros ícones taurinos coleccionados pelo proprietário desde tenra idade. É um passeio à História de toiros e toureiros ligados à ilha. O destaque vai para a promoção das corridas nas velhas praças dos Biscoitos e de São João, com referências ao início do século XX.

Paulo Magalhães começou a juntar «coisas» relacionadas com a tauromaquia em 1979, ano em que aderiu ao Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, tinha então 17 anos de idade, já com a ideia de, um dia, inaugurar um museu sobre a temática.

 

Entrada livre mediante marcação

Veja também