Restaurante Quinta do Martelo
A História dos Açores, umbilicalmente ligada à gastronomia, está fielmente representada no nosso restaurante. Desde logo, no enquadramento fiel das instalações, na sua evolução progressiva, a partir da mercearia com petiscos até ao espaço reservado para refeições completas.
A base de alimentação tradicional do povo rural passava pelo pão e pela agricultura de subsistência. No entanto, em dias de festa, em que havia um esforço para apresentar pratos melhorados a familiares e convidados, eram usados produtos estritamente para essas ocasiões, com base na criação do porco, da vaca ou da galinha, como pitéus absolutamente sazonais para agradar às visitas. É nesse contexto de dia de festa que o restaurante “A Venda do Ti Manel da Quinta” apresenta o melhor da gastronomia terceirense e açoriana, aproveitando tudo o que é aqui produzido por métodos biológicos. A par disso, até pela localização na maior localidade piscatória da ilha Terceira, o nosso restaurante preza-se de ser um dos locais da ilha onde se come peixe fresco, com receitas tradicionais ou, simplesmente, grelhado.
A cozinha tradicional da Quinta do Martelo foi galardoada ao longo dos anos com inúmeros prémios, desde de o primeiro lugar no concurso “Gastronomia Património Nacional”, primeiro Lugar no concurso “Gastronomia Património Cultural”, igualmente a nível do país, para além de outros primeiros lugares em gastronomia dos Açores e em especialidades, desde sopas a pratos principais.